Dicas para escolha do Buffet de Casamentos


Pesquise buffets na internet, visitando o local, realizando degustações, se possível, peça referências de buffets aos amigos, parentes e colegas.

Há diversos tipos de buffets, por isso, defina o estilo do seu casamento e atente para as seguintes opções que o Buffet pode oferecer:

• O tipo de serviço: à francesa ou à inglesa/ americano/ franco-americano. O serviço à francesa é extremamente requintado. O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.

Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.

O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa.

O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará. É um serviço muito usado nos restaurantes. Somente o prato principal é passado entre os convidados o resto dos pratos são servidos individualmente nos pratos.

Serviço à americana é quando o prato é servido "montado", já pronto, na mesa do comensal. Os pratos, já montados em sua apresentação final são servidos pela direita do comensal, e retirados pela esquerda, aplicando-se a mesma concordância com os serviços à esquerda, onde, em geral, serve-se o pão e os pratos que compõem o menu, e a direita, onde, em geral, são servidas e retiradas as bebidas, assim como, as sobremesas.

• O cardápio disponível e a possibilidade de levar alimentos e bebidas. Veja as combinações do buffet para almoço, jantar, brunch, coquetel e claro, o Bolo e as sobremesas.

• Os equipamentos: cadeiras, mesas, tipos de louças.

• A decoração ou a necessidade de se contratar um decorador terceirizado.

• O espaço do Buffet desde o tipo de construção à presença de estacionamento.

• A equipe disponível: garçons, seguranças, copeiras, músicos, etc.

• Ao encontrar o Buffet que satisfaça todas as condições desejadas, já efetue a reserva de acordo com a data do casamento, leia os itens do contrato com atenção, principalmente, com relação ao número de convidados e os serviços que serão prestados e estão inclusos.